23/07/2014 04:55:08 Produtos ADVFN
Fale Conosco
Cadastro Gratis Login
NÃO DEIXE DE LER COTAÇÃO TEMPO-REAL GRÁTIS
Made in USA
Quando em Dúvida, Fique Fora

VARIÁVEIS ECONÔMICAS QUE IMPACTAM NAS EMPRESAS

Algumas variáveis econômicas exercem grande influência no dia a dia das empresas, como a inflação e o salário. A economia brasileira passou por sucessivas experiências de planos econômicos, pois, a instabilidade na economia colocava o Brasil em condições desfavoráveis nos mercados interno e externo. Nos últimos anos, com a implantação do Plano Real (1994), a inflação alcançou níveis baixos, em relação à década de 1980, no qual diversos planos de estabilização foram concebidos sem sucesso.

Com o controle da inflação, os insumos ou matéria-prima deixaram de impactar no orçamento das empresas de forma negativa, como acontecia no passado, ocasião em que as empresas perderam a competitividade por terem que elevar constantemente os preços dos bens e serviços para o consumidor final.

Para uma melhor compreensão do impacto de uma variável numa empresa, far-se-á uma análise da influência dos salários sob o ponto de vista histórico, em períodos e conjunturas diferentes, que terá como foco a economia dos Estados Unidos, cenário de produção em massa de carros no início do século XX, e o Brasil na atualidade, no qual experimenta um momento de grandes investimentos em diversos setores.

Estados Unidos – 1914: Henri Ford empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa, automóveis em menos tempo e a um menor custo, percebeu que seria necessário motivar os seus funcionários com o salário eficiência, o que aumentava a produtividade do trabalho e concomitante a isso, promovia o poder de compra para que os seus colaboradores pudessem adquirir os automóveis por eles montados.

Brasil – 2011: Um dos homens mais ricos do mundo, segundo a Revista Forbes, o brasileiro Eike Batista, concedeu reajuste salarial de 8,5% aos seus colaboradores do grupo EBX.

Sua medida ocorreu diante do pânico das bolsas de valores de todo o mundo. Mas por que Eike tomou essa decisão? Nesse momento, Eike pensou na economia como um todo, quando aumenta o salário dos seus colaboradores, impulsiona os mercados, gerando crescimento econômico, pois dessa forma, promoveria o aumento do consumo com a elevação da renda.

Recentemente, o que mais impactou nas empresas que atuam no mercado financeiro, foram às dívidas de alguns países, como, por exemplo, os Estados Unidos, que tem sua moeda como reserva global.

As ações tomadas pelos governos, rapidamente influenciam no mercado financeiro, que por sua vez afetam não somente as empresas que atuam nesse segmento, mas a economia global, em função da interdependência dos mercados.

Portanto, as situações acima evidenciam que, estar atento as variáveis econômicas que refletem as condições de mercado, possibilita ao tomador de decisões de uma empresa estar menos vulnerável em cenários complexos e cheios de incertezas.

Danillo Teles de Britto Bispo é Bacharel em Ciências Econômicas, atualmente trabalha no mercado financeiro.

Ao acessar os serviços da ADVFN você estará de acordo com os Termos e Condições da ADVFN
Entre em Contato :: Anuncie Conosco :: Copyright 1999-2010 ADVFN PLC, Reprodução Limitada